As marcas erram ao usar as redes sociais, diz especialista

Não basta lotar o público de comerciais e campanhas, é preciso trazer novas experiências para que eles se identifiquem com o produto. Este é o pensamento de Will Samson, diretor de estratégia e conteúdo da Contagious, revista e agência de publicidade britânica, que tem entre os clientes marcas de peso como NikeMondeléz e Heineken.

Durante evento realizado pela unidade EXAME, da Editora Abril, nesta quarta-feira, Samson descreveu como e com o quê as marcas devem se preocupar, tendo como base a era digital e as mudanças do perfil do consumidor.

O encontro contou também com a participação da Cláudia Vassallo, superintendente da unidade EXAME, para discutir tendências de negócios e comunicação.

Leia, a seguir, a entrevista:

EXAME.com: Qual a importância da tecnologia para o marketing?
Will Samson: Tecnologia é importante para o marketing assim como é para várias outras coisas em nossas vidas. Quando eu me refiro à vida, eu quero dizer um grupo de pessoas e seus costumes. Em termos de mídias, existem diversas maneiras em que uma marca pode se comunicar com o público e se conectar a ele.

EXAME.com: Como a tecnologia pode auxiliá-las, então?
Will Samson: O que a tecnologia proporciona às marcas é encontrar diversas opções de se conectar com as pessoas criando serviços e valores para a vida delas, o que é de extrema importância para o marketing, já que as campanhas tradicionais giram em torno de tentar fazer a companhia se tornar relevante para o consumidor. Neste sentindo, a tecnologia contribui para que as marcas encontrem algo que agregue valor e que possa ser oferecido diariamente ao público.

EXAME.com: Você acredita que redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube auxiliam as marcas a se comunicarem com o público?
Will Samson: As redes sociais ajudam, mas muitas marcas comentem erros e equívocos ao utilizar essas plataformas, pois acabam as usando como as mídias tradicionais. Muitas marcas se comunicam com o público nas redes da mesma forma que o faz para a televisão.

Eu não uso Facebook para ver propagandas, e, sim, falar com meus amigos e familiares. As marcas devem usar as redes sociais como as pessoas, dando informações, compartilhando ideias. Algo que as ajude a se aproximar do público.

EXAME.com: Que marca deu certo nas redes sociais?
Will Samson: Tem a KLM, companhia aérea da Holanda. Eles usam o Twitter, em particular, como uma plataforma de serviço para o consumidor. A partir dos posts, eles dão informações ao cliente. Por exemplo, se eu tuitar “KLM, de qual terminal meu voo partirá?”, eles responderão com a informação. Isso é muito relevante, pois a empresa usa a rede social para se aproximar do consumidor, além de proporcionar uma boa experiência com a marca, algo de valor e de utilidade.

EXAME.com: E os smartphones? 
Will Samson: Os celulares são extremamente relevantes para a publicidade, mas ainda estão em fase de adaptação. Algumas marcas ainda não sabem como utilizar os serviços que os smartphones oferecem.Há muita coisa para se explorar neste setor de um jeito pessoal e impactante, como, por exemplo, os serviços de localização e a ideia da marca poder ajudar o cliente aonde quer que ele esteja, seja com dicas ou descontos.

EXAME.com: Você pode citar alguma campanha que fez isso bem?
Will Samson: O serviço que o banco Garanti, da Turquia, oferece por meio do smartphone é ótimo. Eles disponibilizam diversas ferramentas para o consumidor, com prestação de serviços e informações, o que aumentou o uso da tecnologia entre seus clientes.

EXAME.com: Daqui para frente, a tendência é que as marcas se foquem na internet?
Will Samson: As revistas e jornais se tornarão mais preciosos e terão outros valores. Haverá, na verdade, uma convergência de mídias. Com isso, as marcas usarão diferentes plataformas, como smartphones e internet, em conjunto com as ações para televisão.

LINK ORIGINAL: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-marcas-erram-ao-usar-as-redes-sociais-diz-especialista?page=2

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