Designer piauiense de estampa concorre a prêmio nacional

No campo da moda e design, o Piauí tem revelado boas surpresas. Há pouquíssimo tempo o Estado ganhou o reforço de faculdades de moda e, a partir delas, vieram a injeção de novos cursos em diversas áreas. E foi em desses cursos que Alana Reisencontrou a sua vocação. Desenhista de mão cheia, a jovem designer gráfica de 27 anos teve três trabalhos selecionados no concurso Estampa Brasil 2015, promovido por uma grande fast fashion nacional.

Do Piauí, três nomes tem trabalhos selecionados no concurso. Dentre eles, Alana Reis se destaca com três estampas em cada uma das categorias: Amazônia, o jardim brasileiro; Carnaval – Um Brasil de cores; e Brasil, um mosaico de culturas. Formada no curso de Design e Moda no ano de 2013, a designer sempre teve o desenho com uma paixão. Então, procurou um curso onde pudesse exercitar todo o seu talento.

Há quanto tempo você trabalha com estampa? Como se descobriu nessa arte? Eu me interessei pela estamparia ainda no curso de Design de Moda. Gosto de desenhar desde bem pequena, então decidi unir a minha paixão pelo desenho com a moda. Fiz um curso de Design de Estampas no Senac e comecei a pesquisar técnicas de estamparia.

Você trabalha profissionalmente há quanto tempo? Profissionalmente faz apenas cinco meses. Ainda estou na fase de divulgação do meu trabalho e montando meu portfólio.

Explica para a gente como é o processo de criação de uma estampa? E o tempo de criação? A partir do tema ou ideia eu reúno imagens para criar os elementos da estampa. Desenho cada elemento à mão, scaneio e faço a composição da estampa no Photoshop ou Illustrator. Despende da complexidade da estampa. Se for simples dura um dia. Se tiver mais detalhes pode durar três dias.

Como você define o seu estilo? Não sei te dizer qual o meu estilo, mas olhando os meus trabalhos anteriores a característica mais marcante que vejo é o uso de cores vibrantes e que contrastam entre si, além dos desenhos manuais.

Ftalana4---Kelson-Fontinele

Ftalana5---Kelson-Fontinele

Como foi o processo de criação das três estampas selecionadas e, claro, a sua emoção em ter seu trabalho escolhido nas três categorias? Após ler o tema de cada categoria fiz uma pesquisa sobre cada um, pesquisando e reunindo imagens de acordo com a minha interpretação do assunto. Fiz um esquema anotando que elementos cada estampa iria conter e as cores que seriam utilizadas. Depois disso desenhei cada elemento à mão livre e fiz a composição no Photoshop. Quando soube do resultado fiquei muito feliz e grata porque me dediquei muito, sabia que seria uma forma de divulgar o meu trabalho em âmbito nacional.

Ftalana6---Kelson-Fontinele

*

Deixe um comentário

