5 dicas de comunicação em tempos de crise

Não é novidade e muito menos posição política: a crise financeira está instaurada no Brasil. Há menos consumo, o que resulta em menos receitas para as empresas, o que leva a um nível menor de investimentos.

Nessas horas, reduzir custos se torna uma missão de primeira hora para todos os executivos e bate ainda mais forte nos empreendedores com empresas de micro a médio porte. Nessa, o peso da crise costuma ser maior, por não possuírem o mesmo nível de recursos das maiores.

Mas, por outro lado, com uma estrutura mais enxuta, maior rapidez para tomada de decisão e grande flexibilidade, as menores podem aproveitar a crise para crescer, enquanto os gigantes sofrem para conseguir sair do padrão.

A comunicação se encaixa nesse contexto, pois existem diversas formas de fazer seu produto ou serviço serem conhecidos pelos clientes. A seguir, listo cinco possibilidades, com custo acessível e que podem render bons resultados para todo tipo de empresa.

1–Facebook Ads
Nem podemos mais dizer que ter uma página no Facebook é parte de uma estratégia, pois já é algo básico. Assim como um website, ter uma fanpage é obrigação de qualquer negócio, independente do segmento. Mas fazer anúncios na plataforma, os Facebook Ads,se mostra como uma estratégia bastante interessante. Com verbas pequenas já é possível alcançar um número muito grande de pessoas, gerando conhecimento sobre a marca e, consequentemente, mais vendas. A grande vantagem dos Facebook Ads é a segmentação. É possível escolher idade, sexo, interesses dos mais diversos, além de localização. Um exemplo simples, mas real: uma loja online de materiais didáticos para professores do ensino médio e fundamental investiu R$ 20 em um anúncio. Com isso, sua publicação chegou 18.629 pessoas e teve 1089 envolvimentos (cliques, comentários e compartilhamentos). O custo por envolvimento foi de apenas 2 centavos. É óbvio que as vendas dependem do produto e outros fatores, mas qual outra ação é possível fazer com somente 20 reais e chegar a quase 19 mil pessoas?

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2–E-Mail Marketing
Você pode pensar: quem hoje em dia ainda tem resultados com e-mail marketing? Pois bem, saiba que muita gente. O segredo está na base de dados. Com um mailing bem feito, formado em essência por pessoas que já conhecem sua empresa, é possível fazer com que as pessoas se lembrem dos seus produtos ou serviços, com um custo bastante acessível. Pense: hoje em dia todo mundo anda conectado o tempo todo via smartphone. Seu e-mail pode chegar a qualquer momento e atingir seu consumidor justamente quando ele estava pensando naquele produto ou serviço que você tem a oferecer. A taxa de retorno de e-mail marketing bem feito chega a mais de 15%. Concentre-se então em criar uma lista bastante efetiva. Faça cadastro dos clientes, ofereça descontos pequenos a quem completar uma pesquisa que conte com o e-mail. Faça tudo isso e não se esqueça de pedir permissão para enviar comunicados. Fazendo isso suas possibilidades de sucesso crescem e os resultados certamente aparecerão.

3–Vídeos
Você sabia que o You Tube é a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo? A primeira é o Google, óbvio, mas logo depois vem a plataforma de vídeos. Muita gente, quando você não sabe fazer algo, entra lá atrás de um tutorial. E se você fizesse um vídeo simples, mostrando como o seu produto ou serviço é útil? A demonstração real de algo gera imenso interesse. E o que é melhor: o vídeo continua postado e sendo visto por quanto tempo você quiser, sem ter que pagar nada por isso. É evidente que uma produção mais caprichada vai exigir mais investimento, mas com um pouquinho de atenção e uma câmera semi-profissional, já é possível gravar vídeos bons que podem atrair mais pessoas para a sua empresa. Ainda assim, se a ideia de produzir um vídeo te parece muito complicada, é bom saber que nos últimos anos os equipamentos ficaram mais acessíveis e, por isso, hoje já se encontra quem faça vídeos por preços não muito altos. A questão é pensar fora da caixa e escolher fazer uma ação como essa.

4–Assessoria de Imprensa
Esta é uma das atividades de comunicação mais tradicionais, mas que ainda gera muitas dúvidas na cabeça dos empresários: “como ter certeza de que vou ter resultados?”, “posso garantir que as informações vão sair exatamente como eu quero?”. Bom, para essas duas perguntas a resposta é não. Fazer um trabalho junto à imprensa é algo que é, relativamente, imprevisível. Porém, os resultados costumam se mostrar excelentes – especialmente para empresas B2B, que lidam com nichos de mercado. Sempre existem publicações (online e offline) que tratam de assuntos específicos e que podem ser abordadas pela assessoria de imprensa. Em termos de investimento, um anúncio em revista de grande circulação pode ser o valor de até 5 ou 6 meses (às vezes até mais) do feecobrado por uma agência que faça assessoria de imprensa. A relação custo/benefício, considerando o ganho de reputação, é imenso.

5–Treinamento
“Mas treinamento tem a ver com o Comunicação?”, você pode perguntar. Respondo direto: é claro que sim! A forma pela qual seus funcionários, da recepcionista ao gerente de venda, tratam seus clientes é a materialização da sua comunicação, da sua marca. Por isso, treinar seu pessoal para conhecer bem os clientes, atendê-los corretamente, negociar, tudo isso sentindo-se verdadeiramente motivados, é fundamental. Quantas vezes você já deixou de comprar algo por ter sido mal atendido? Certamente várias, o que comprova que ter uma boa relação dos colaboradores da empresa com os clientes é algo imprescindível. Por isso treinar a equipe é tão importante. As pessoas só melhoram por meio da absorção de novos conhecimentos. Aí mora a diferença entre o sucesso e o fracasso.

(*) Professor de comunicação e coordenador do curso de Comunicação em Mídias Sociais da FAAP, além de diretor da agência EVCOM, escreveu o artigo “5 dicas de comunicação em tempos de crise”.

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