A rebelião contra os algoritmos nas redes sociais

Redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Reddit começam a pagar um preço alto pelo seu próprio sucesso, na medida em que os usuários passam a cobrar uma customização noticiosa muito maior do que a realizada pelos algoritmos de seleção automática de informações.

É o que ficou evidente quando a rede Facebook acionou o seu sistema Safety Check para os franceses após os atentados de Paris, mas não fez o mesmo para os libaneses, também vitimas de um ataque terrorista dois dias antes, quando morreram 43 pessoas em Beirute.  O Safety check é um aplicativo acionado pela direção mundial do Facebook apenas em situações de emergência e que permite às pessoas informar , rapidamente por meio de uma mensagem brevíssima, que estão bem e em segurança.

O sistema foi acionado em Paris mas não no Líbano, o que levou um grupo de internautas libaneses a queixar-se diretamente com Mark Zuckerberg, o fundador e presidente do Facebook que foi pediu desculpas mas o incidente teve outras repercussões.  A principal delas foi mencionada por Luke Kingma, um jornalista norte-americano especializado em tecnologias de comunicação, para quem os usuários das redes sociais já não se satisfazem mais com as opções feitas por algoritmos que selecionam automaticamente os conteúdos disponibilizados em redes sociais.

Zuckerberg reconheceu que há necessidade de uma maior intervenção humana nos processos decisórios quando se trata de conjunturas políticas. O uso do Safety Check em Paris foi uma escolha imediata porque os atentados tiveram repercussão mundial imediata, mas um incidente similar num país do chamado Terceiro Mundo, não chegou a chamar a atenção dos executivos do Facebook.  Agora a rede terá que criar uma espécie de comitê de crise para tomar decisões sobre crises em países na Africa, Asia, América Latina e Oriente Médio, porque estas regiões já fornecem uma parte consideravel dos quase um bilhão e meio de usuários do Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s