Deu a louca no cliente: retrospectiva do marketing digital 2015

Um ano de tantos flops como 2015 já ia descendo a ladeira quando o chef me chega com a cereja do bolo:  a suspensão do WhatsApp por 48 horas em todo o país determinada pela justiça – que pouco depois decidiu cair com a decisão. Voilá!!! Êta Brasilzão de Meu Deus, gente. Mas pior que a determinação que conseguiu deixar até mesmo o Zuckerberg boquiaberto, foi a crise econômica que solapou agências e deu a louca nos clientes, obrigando-os a apostarem em houses.
De repente, aquela continha irrelevante passou a ser disputada à tapa pelas principais agências do mercado. Pra quê? Desconfiadas desse tal de marketing digital, muitas empresas preferiram investir em equipes internas e economizar alguma grana com agência que demora a entregar o bom e velho design. E dá-lhe Outbound, que tava morto (sqn)!!!!

 

 

the_walking_dead-digai

Por falar em design, o que dizer desse termo “responsivo” que foi o mais usando a cada 11 entre 10 designers? Ok, não dá pra pedir pizza pelo Smartphone se a tela insiste em escapar da ponta do dedo. Vai uma de pepperoni, pra mim e pro Cunha! E muita gente com o discurso na ponta da língua aproveitou 2015 especialmente para vender cursos – quem não quer abrir um blog e ficar rico falando de qualquer coisa hoje em dia, até que São Google resolva mudar seus algoritmos?
A procura, pelo visto, foi grande, é claro. Olha, o YouTube é a nova Grobo, ou ficou por fora da briga entre Felipe Neto e Safadão? Quem? Bom, enquanto isso, tem muito cliente por aí que nunca ouviu falar em marketing digital e acha o Facebook um ótimo canal – para trocar likes. 2015, o ano em que deu a louca no cliente – e no Brasil: já postei lá, Jéssica, agora chama um UBER pra mim!

 

jaacaboujessica-digai

E então, vamos passar 2015 a limpo? 

 

 

Infoprodutos

 

  • Reaprendizagem Criativa do Murilo Gun. Ele abriu a primeira turma em meados de Abril/Março e vai fechar o ano já com promessas para a quarta turma no começo de 2016;
  • A Bel Pesce também lançou alguns cursos dela e da FazInova (escola que ela criou);
  • “Aulão de Inbound” online com Saulo Medeiros, da 5Seleto.

 

Eventos

 

  • Digitalks, Campus Party e Encontro Locaweb são eventos geralmente itinerantes (rodam o Brasil) carregados com bastante tendência e “insights” para o ano vigente ou conseguinte. Forte tendência de novos eventos presenciais para completar encontros e cursos online;
  • RD Summit (Florianópolis) e Fire 2015 (em Belo Horizonte, com a ilustre presença internacional de Neil Patel que lançou a versão de seu blog em português).

Livros

 

  • Títulos como “Abundância“, “O Poder do Hábito” e “Marketing e Comunicação na Era Pós-digital” tiveram seus ensinamentos amplamente divulgados e foram positivamente recomendados. Vale mencionar o trabalho colaborativo que resultou em “Negócios Digitais“, com a co-autoria de Felipe Pereira, do Digaí.

 

Destaques

 

  • Economia do compartilhamento de arquivos em “nuvem”;
  • Influência dos produtores de conteúdo em diversas plataformas, principalmente no YouTube – geração YouTuber;
  • Apostas na experiência do usuário com apps como Waze, Uber e streamings de música;
  • Anúncios no Instagram – Instagram Ads;
  • Novas plataformas de publicação como o Medium, Ello e o Signal;
  • Novas mudanças em algoritmos do Google: posicionamento de sites e blogs responsivos em função do aumento do número de usuários de plataformas mobile.

Flops

 

  • Redes sociais – promessa não cumprida de 2015;
  • Suspensão do WhatsApp;
  • Tsu;
  • Facegloria.

Treta do ano:

 

  • Taxistas x UBER – a seguir cenas dos próximos capítulos em 2016!

 

 

retrospectiva-marketing-digital-2015-digai

 

 

Lembrou de mais algum fato que esquecemos de listar na retrospectiva do marketing digital 2015?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s