Mídias sociais e sua estratégia de marketing

Escolher as mídias sociais ideais para a atuação da sua empresa é um passo muito importante dentro de uma estratégia de marketing digital. Alguns curiosos por aí pensam que o ideal é estar em todas as mídias sociais, outros acham que o melhor mesmo é marcar presença nas maiores, e há também quem nem acredite que realmente vale a pena investir nisso.

Porém, sabemos que essa escolha é fundamental. Para que ela seja feita da melhor maneira possível é preciso considerar uma série de aspectos. Dentre eles, os objetivos da empresa com a estratégia de marketing, os valores da corporação, o perfil do público-alvo e, claro, o produto ou serviço oferecido. Sabemos também que mais vale a presença ativa e contínua na rede certa do que estar em todos esses canais, mas sem postagens regulares e com conteúdo pouco relevante.

Se você está em busca das mídias sociais mais indicadas para sua estratégia de marketing, veja nossas dicas para isso!

Esteja onde seu público está

Se a sua empresa trabalha, por exemplo, com artigos voltados ao público jovem, pouco ou nada adiantará para ela ter um perfil em uma rede social corporativa como o Linkedin, por exemplo. Isso porque seu público definitivamente não está ali. Se o alvo é o público jovem, o Instagram, por exemplo, pode ser um canal mais apropriado.

Saber quem é seu público-alvo é imprescindível para definir em quais mídias atuar. E para isso nada melhor que analisar o perfil dos seus clientes atuais, quais são seus hábitos de consumo, por onde eles navegam na internet e que tipo de conteúdo lhes interessa. Converse com esses clientes, utilize o e-mail marketing para enquetes, analise o comportamento desse público diante dos conteúdos que você disponibiliza. Bons indícios de comportamento e preferências podem ser obtidos por aí.

Considere o formato da rede social

Cada rede tem suas particularidades e formatos de postagem permitidos. O Facebook, por exemplo, é uma mídia social muito versátil, que permite postagens em vídeo, texto e imagens. Já o Instagram trabalha somente com imagens (e legendas) e pequenos vídeos, e o Youtube se limita a vídeos. Considere seu produto e veja se o formato permitido em cada rede é interessante para a divulgação do seu conteúdo e, claro, do produto ou serviço em si. Se você não trabalha com algo visual, como uma consultoria de negócios, por exemplo, pouco adianta investir em uma rede como o Instagram. Para este caso, o Linkedin e o Google+ são mais adequados.

Agora, se seu produto é altamente imagético e tem como diferencial o design, invista sem medo no Instagram, e em outras mídias visuais como o Pinterest. Estas mídias funcionam como uma espécie de vitrine para sua marca.

Avalie o potencial de cada mídia social

Não é necessário estar presente em todas as mídias, mas algumas delas são unânimes e devem ser consideradas por seu altíssimo potencial de alcance e engajamento. O Facebook, por exemplo, é a maior mídia social do mundo e concentra pessoas dos mais variados perfis. Ter uma página nesta rede é importantíssimo, independente do seu negócio, já que seu público sempre estará ali!

Porém, para que seus posts tenham destaque no Facebook é preciso investir em anúncios patrocinados e conhecer o funcionamento do Edge Rank, algoritmo que define quais postagens aparecerão na timeline de cada contato, considerando os interesses e perfil de interação do mesmo.

Além do Facebook, o Twitter (que também é considerado com um microblog) é outra rede com alto potencial de engajamento e consumo de conteúdo, por isso, invista em uma estratégia de postagens recorrentes nesta rede e garanta que seus posts sejam vistos.

Monitore sempre e seja coerente

Tão importante quanto estar na mídia social correta é monitorar a presença de sua marca e entender como o público interage com sua ela. Além de acompanhar números como seguidores, comentários, compartilhamentos e alcance, a rede social é um espaço interativo, onde cada contato tem voz e você precisa ter uma equipe preparada para lidar com isso. Estabelecer uma linha de linguagem e postura que guie as postagens é fundamental. Seus posts jamais devem contradizer os valores e princípios da empresa.

Pense que, ao contrário do que temos na mídia paga (TV e Rádio), a mídia social é, acima de tudo, um espaço gratuito para a divulgação do seu conteúdo. E essa divulgação espontânea de conteúdo é a mais eficiente forma de publicidade que existe hoje. Uma empresa indicada ganha força e relevância para outras pessoas, afinal, tem o respaldo de quem indicou. Usar a rede como plataforma de divulgação de materiais relevantes é a chave para conseguir esse tipo de divulgação espontânea, mas a rede também é importante por concentrar sua audiência (seguidores, curtidas), pois essas pessoas agregam valor à marca. Vamos começar?

 

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