Redes Sociais: Potencializando o relacionamento com o cliente

A ascensão e popularização das redes sociais transformou os meios de como o mercado se comunica com os consumidores. Os novos canais de comunicação abriram um leque de caminhos e oportunidades, principalmente, para pequenas e médias empresas. O Smartphones e tablets foram os grandes aliados dessa inovação, ao possibilitarem o acesso as mídias sociais sem limite de espaço ou tempo durante 24 horas e, em qualquer lugar.

Uma das vantagens da utilização destes novos canais é a viabilidade de um relacionamento mais próximo, o que possibilita o acesso a informações mais concretas do público-alvo, permitindo traçar um perfil de tendências e comportamentos. Partindo dessas informações, crie um planejamento estratégico que otimize e segmente suas ações focadas nas “dores” do consumidor.

Nas campanhas de marketing nas redes sociais, deve-se fazer uso das ferramentas que cada uma disponibiliza (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.), para assim, promover produtos, serviços e a marca em si, por isso dá importância de se ter um conceito de marca formado e sólido.

Já do outro lado, para o cliente, a maior vantagem da presença das marcas nas redes sociais, é o fácil acesso. A partir das mídias sociais a comunicação cliente – empresa tornou-se simples e ágil, principalmente na solução de problemas.

Nas redes sociais o relacionamento vai muito além do processo de compra. Os clientes querem expor os produtos ou serviços adquiridos para criar um vínculo com as marcas e compartilhar suas experiências. Este engajamento pode ser tanto positivo, como negativo, todavia nas duas opções a marca só tem a ganhar.

No caso do engajamento positivo o cliente vira promotor da sua marca, ele quer mostrar para seus amigos sua boa experiência de compra. Isso ajuda na construção da imagem da marca, além de promover propaganda gratuita e positiva. Já no caso de compartilhamentos e comentários negativos, você tem a chance de reverter a situação o mais rápido possível, e fidelizar este cliente.

O fato é que as redes sociais já estão enraizadas no cotidiano da maioria dos brasileiros, e seu principal benefício é o relacionamento. Que tal começar a utilizar estes potentes canais de comunicação? Crie um planejamento estratégico, com conteúdo relevante e gere engajamento, faça com que seus clientes queiram seguir sua marca nas redes sociais.

Fonte: TWOWEB

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