O Marketing Digital como solução para espantar a crise de pequenas empresas

Há algum tempo, o mundo passa por pequenas e grandes crises. Em um primeiro momento, em 2008, o Brasil parecia conseguir driblar a crise internacional, enquanto grandes potências da Europa e os Estados Unidos viviam momentos econômicos complicados.

Foto: DINO

Porém, o que parecia ser uma estabilidade financeira se transformou em preocupação a partir de 2013, quando o país começou a sentir a crise se aproximar. E o resultado disso se mostrou ainda mais evidente em 2016.

Todos os setores da economia sentiram o baque da crise, todos os empresários perceberam o quanto o momento é sério. Os brasileiros, de todas as classes, sentiram o peso da crise em seus bolsos. E como não podia ser diferente, acaba afetando todas as áreas da sociedade e maneiras como as pessoas se relacionam.

E é nesse momento que usar ferramentas tecnológicas podem ser uma importante saída para o mercado. Os recursos surgem para tornar as relações entre as pessoas mais simples e garantir a agilidade e eficiência de comunicação. Mas, quando falamos de empresas o recurso pode também aprimorar a atuação desta.

Marketing digital na crise

Em meio a uma crise, fazer marketing online pode ser a melhor forma de driblar as dificuldades nas quais as empresas estão submetidas. O Marketing digital é uma adaptação do marketing tradicional usado nas empresas, porém completamente moldado para o universo online. E ele se apresenta na forma de inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para compor ações online.

Nesse aspecto, é importante dizer que o novo costuma assustar e mudar toda uma forma de se trabalhar. E a principal característica dessas ferramentas é o proveito do que a internet dispõe. A agilidade, a abrangência e possibilidade de fornecer conteúdo de qualidade é um diferencial da plataforma.

Os gastos com as ações tendem a ser mais baratos. Pois, no marketing digital as ações são feitas em uma rede não material, em que os recursos também não serão tangíveis.

Na crise, o marketing digital torna-se um aliado importante da pequena empresa devido ao seu baixo custo e alto ROI (retorno sobre o investimento). Ações de publicidade que alcançam dezenas, centenas e até milhares de pessoas custam menos que nos meio tradicionais. E com alguns cuidados é possível ter um alto retorno por meio dessas ações.

Com pequenos investimentos, o marketing digital possibilita a micro e pequenos empresários a criarem campanhas para aumentarem suas vendas e espantarem a crise. Campanhas de links patrocinados ou nas redes sociais. Divulgação de produtos, serviços e ofertas que geram vendas.

A flexibilidade do marketing digital

Essa ferramenta possibilita que os empreendedores possam buscar novos modelos e formas de alcançar o seus públicos. O modo como se dá a divulgação depende do produto, do serviço, do mercado, dos concorrentes e do público.

Tanto no marketing tradicional quanto no digital, as empresas procuram ferramentas que lhes auxiliam em uma divulgação focada. No marketing digital no entanto, é possível se aproximar mais dos seus cliente. Conhecer seus gostos, perfis e afins, e assim criando e cultivando um relacionamento com ele que pode gerar bons resultados para os negócios.

DINO
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