Saiba como evitar erros que enfraquecem a imagem de empresas nas mídias sociais

Pequenos equívocos podem comprometer a imagem da sua empresa

Algumas empresas ainda subestimam o poder que as mídias sociais possuem, e como elas podem falar sobre sua marca. Muitas vezes, esses canais são deixados de lado ou não são gerenciados de forma séria. Isso resulta em uma série de erros que podem comprometer a imagem da sua empresa na internet.

Embora essas redes não cobrem por seu uso, elas são canais de representação oficial da empresa e, dependendo da sua estratégia, podem entregar resultados, custos ou prejuízos. A seguir, apresentamos uma série de erros comuns que muitas empresas e até profissionais cometem nas redes sociais.

Vale lembrar que muitos destes deslizes estão relacionados à forma de enxergar o negócio ou as mídias sociais de forma equivocada. Os erros envolvem conteúdo, uso de imagem, tipo de publicação, público alvo, anúncios e a importância de acompanhar cada ação feita online.

Equívocos comuns

Muitas pessoas vão para a web vender achando que aquele ambiente é mais fácil ou receptivo. Esse já é um primeiro erro. Assim como nas vendas físicas, o processo de venda online também é complexo, apesar de ser mais fácil conseguir direcionar seu produto para o público alvo. Este público pode ou não interessar-se pelo seu produto, o que desbanca outro mito, daqueles que pensam que todos compram seu produto na web. Essa relação com o público inclui a percepção das necessidades daquelas pessoas. A sua empresa pode ter a solução!

Por isso, enganam-se os que pensam que trabalhar com redes sociais é fácil. Novamente aqui, retoma-se ao primeiro mito sobre vender na web ser mais fácil. Trabalhar com mídias sociais é sentar, pensar e planejar. Se preciso, rever estratégias e buscar soluções para algum problema.

Essa gestão passa também pela forma como a empresa lida com seus fãs. O ambiente online exige uma linguagem adequada com seu público. Essa mesma interação vale para os comentários e mensagens. Muitas empresas ignoram comentários e críticas, e isso pode complicar a imagem nas redes. Na rede social, é primordial relacionar-se, e entender esta ação como parte da venda.

E neste relacionamento, a empresa precisa conhecer seu público além da faixa etária e localidade. Saber seus medos, desejos e necessidades para entender como sua empresa pode ajudá-lo são necessários.

Diversificar é preciso

Neste tópico, falamos em diversificação de duas formas: nas ações a serem desenvolvidas e nas redes utilizadas. Cada rede possui seu próprio potencial, por isso pesquisar e entender o que cada uma pode oferecer ao seu negócio é uma etapa importante. Rede social não é somente Facebook, embora esta rede seja extremamente popular.

Até mesmo o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp pode ser utilizado como canal de atendimento ao cliente. Outras redes, como o Snapchat, Instagram, Pinterest e Twitter possuem características próprias que podem ser aproveitadas por seu negócio. Vale a pena investigar, acompanhar as tendências e planejar uma estratégia direcionada.

Por outro lado, também falamos em diversificação ao abordamos o conteúdo que será colocado nas redes. Muitas empresas preocupam-se apenas em fazer propaganda do seu negócio, e este é um grande erro que se comete. As redes não podem ser vistas como vitrines. A sensibilidade de perceber aquilo que o público deseja e entregá-lo através das suas redes fortalece os laços nesta relação.

Dentro deste conteúdo, lembrar que o uso de imagens e vídeos ajuda a ranquear suas postagens. Mas não caia na besteira de utilizar a primeira imagem que encontrar pela frente. Além de muitas imagens terem direitos autorais, a presença de um profissional de design dentro da equipe, que saiba tirar melhor proveito de imagens e criação, também colabora para a melhoria de sua produção de conteúdo. Vale também utilizar gifs, vídeos curtos e enquetes para variar o estilo de postagem. Isso traz destaque e frescor à sua página, tornando-a mais dinâmica.

Por fim, não deixe de acompanhar tudo o que você faz nas mídias sociais. Muitas já possuem áreas com métricas e fazem esta medição automaticamente para você. Além disso, há uma série de programas que realizam o serviço, de forma gratuita ou por um valor por período de tempo. O acompanhamento de anúncios e como as pessoas reagem à diferentes formas de postagem devem ser observadas. A percepção de muitos equívocos pode ser vista daí.

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