Métricas

Com o processo rodando, a prática de avaliar o que foi planejado e o que foi alcançado deve ser frequente.
 
Depois que a estratégia da jornada de compra se completa, os fluxos de emails já estão fechados e as ofertas publicadas, o controle se torna mais presente do que a execução de uma tarefa.
 
Duas métricas são fundamentais para avaliar o sucesso da estratégia de marketing: Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e Retorno sobre Investimento (ROI). A primeira mostra quanto você está gastando para ter um cliente novo e a segunda mostra quanto você está lucrando em cada investimento.
 
CAC: é a soma do valor que foi investido para obter novos clientes dividida pela quantidade de clientes novos.
 
ROI: permite que você saiba quais projetos de marketing estão dando mais retorno, além de uma avaliação de como andam as campanhas de marketing.
 
A dica de ouro aqui é não levar a máxima “time que está ganhando não se mexe” a sério. Ela não é uma realidade para Inbound Marketing, já que ele faz parte de um processo em constante mudança.
 
Lembre-se de que todo time vitorioso tem algo em comum: há pessoas que verificam permanentemente os pontos a melhorar. Na internet a melhoria contínua é fundamental.
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