A era dos APPS e das redes sociais

Há 10 anos atrás ninguém imaginaria que as redes sociais tornariam-se tão relevantes como são. A busca desenfreada por seguidores e curtidas, mexeu com os padrões de vida de muitas pessoas e o poder de influenciar a partir da web aumentou consideravelmente. Além de surgirem oportunidades de negócios a partir das próprias redes sociais e aplicativos, outras empresas existentes passaram a adotar essas tecnologias para potencializar seus resultados, e principalmente aumentar o alcance da sua marca. Se você deseja entrar nessa onda e utilizar o poder da internet para alavancar o seu negócio, este é o lugar certo para começar!

Desenvolvendo um aplicativo próprio

É um fato que a maioria das informações consumidas na internet é obtida a partir de dispositivos móveis. Os smartphones estão cada vez mais potentes e as variantes fazem com que muita gente tenha acesso à um celular com tecnologia o suficiente para rodar alguns dos aplicativos mais famosos e úteis. Buscando facilitar o contato ou a compra, muitas empresas têm investido no desenvolvimento dos Apps próprios, e essa é uma alternativa muito interessante se sua base de usuários corresponde à um público que utiliza bastante do celular.

Para se propor a desenvolver um aplicativo próprio, é preciso entender muito bem quais os benefícios essa iniciativa trará para a sua empresa, ou seja, se o investimento feito terá retorno, mas também se o produto final será útil para o consumidor, caso contrário, após os primeiros usos o seu app será desinstalado por não ser eficiente. As plataformas mais importantes no mercado são o Android, iOS e Windows Phone, então procure atingir a todos esses públicos caso prossiga no desenvolvimento de um aplicativo.

Redes sociais e sua utilização nos negócios

As redes sociais tem pelo menos três utilizações básicas quando aplicadas aos negócios:

  • A primeira e mais utilizada é para o marketing da empresa, pois a partir delas é possível atingir um público muito grande, e difundir a identidade visual da marca, tornando-a conhecida e relevante no mercado.
  • A segunda utilização das redes sociais é como canal de vendas,  muitas já apresentam a possibilidade de fazer transações dentro da própria interface do aplicativo, desta forma, a página da empresa se configura como um canal de vendas aos clientes.
  • A terceira e talvez mais importante forma de utilizar as redes sociais é no suporte e no atendimento ao cliente! Estando no mesmo ambiente que seus consumidores, a empresa cria uma proximidade maior com eles e fica apta a responder com rapidez às dúvidas e problemas, criando assim uma sensação de satisfação que é imprescindível para que estes voltem a fazer negócios com você!

 

As possibilidades são muitas, e se você deseja mesmo utilizar as redes sociais em sua estratégia de expansão, precisará dedicar um tempo para planejar e produzir conteúdo de qualidade para o seu público-alvo. Depois de saber como as redes podem ser usadas em sua estratégia, agora é o momento de conhecer um pouco mais a fundo cada uma delas e o que se pode fazer para melhorar os seus resultados!

Facebook, o manda-chuva!

O Facebook é sem dúvidas a maior rede social do mundo. Sua base de usuários já passa de 1 bilhão de contas e esse número continua em crescimento. Toda essa grandiosidade acabou contribuindo com recursos para que a rede fosse se tornando cada vez mais interessante para os usuários, e também para as empresas.

Hoje o Facebook conta com um programa bem consistente de publicidade paga, que torna bem simples o anúncio de sua marca para a comunidade local, baseado na localização geográfica do seu estabelecimento e dos seus potenciais clientes, ou ainda na expansão levando a sua empresa para os lugares distantes e te trazendo sempre mais clientes.

O Facebook é uma das redes que podem ser utilizadas como canal de vendas, pois as fanpages criadas em sua plataforma já podem incluir um botão de compra, assim como uma vitrine para seus produtos.

Twitter, objetividade e velocidade!

Enquanto o facebook abriga um conteúdo mais extenso, o Twitter é a rede social perfeita para quem busca objetividade e velocidade. Dentro dessa rede você só pode digitar até 140 caracteres por vez, o que torna a informação muito mais sucinta ao usuário. A rede é ainda uma das que permite maior interação com os usuários, por isso é bastante eficiente se você busca criar engajamento com sua marca.

Ao criar uma conta no Twitter para a sua empresa, procure escolher um nome curto e fácil de digitar, assim os seus seguidores poderão fazer mais interações e divulgar os seus conteúdos.

LinkedIn, profissionalismo em conexões!

O LinkedIn é uma rede social, voltada para profissionais. Aqui não há o mesmo espaço para a informalidade do Facebook ou Twitter, principalmente porque é raro o contato entre a empresa e seu consumidor final, entretanto, as relações entre empresas parceiras é constantes, o que faz do LinkedIn uma rede fundamental para quem atua no comércio B2B ( Business to Business – transação comercial entre empresas).

Como saber se estou obtendo bons resultados?

Ao utilizar uma estratégia envolvendo as redes sociais, algo muito importante é a mensuração dos resultados. É fundamental documentar todas as técnicas que estão sendo utilizadas, assim como escolher métricas para serem observadas ao longo de um período de testes. Possuindo o sistema ERP da Brascomm 2.0 você poderá acompanhar o crescimento do número de vendas, de clientes que voltaram a comprar de sua empresa, e contar com um CRM para gerenciar a fidelidade e a satisfação de seus clientes.

Cada uma das características citadas acima, é importante para garantir que o investimento de tempo e de recursos feitos para manter seus perfis nas redes estão sendo correspondidos. As redes sociais ainda podem ser ótimos termômetros para os seus produtos, lá você pode descobrir se está ou não agradando aos consumidores e utilizar suas opiniões para chegar ao produto ou serviço perfeito!

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